Dia do Dublador - profissionais para entrevistas
Sobre Bianca Alencar
Atriz, cantora e dubladora, Bianca Alencar iniciou sua carreira aos 4 anos de idade atuando com comerciais e presença de palco em programas dominicais. Aos 7 anos entrou para a formação da Galera do Balão Mágico por meio de um concurso a nível nacional e como integrante, percorreu inúmeras cidades do país com shows. Aos 11 anos iniciou o trabalho como dubladora, reunindo no currículo personagens como Lola de Charlie e Lola, Mabel de Gravity Falls, Carla da série Elite, Twilight Sparkle de My Little Pony e muitos outros. Seu trabalho mais recente na dublagem é dar voz a Princesa Uta no filme One Piece Filme Red. No último ano Bianca também iniciou uma nova etapa de sua carreira na dublagem assumindo como diretora de dublagem pela Centauro Produções.
Sobre Flávia Fontenelle
Flávia Fontenelle iniciou ainda na infância a carreira como dubladora. Atualmente, além de colecionar inúmeros trabalhos que levam sua voz na versão brasileira, Flávia é diretora de dublagem e empresária, sendo uma das sócias do estúdio Nova Onda, com unidades em São Paulo e Rio de Janeiro. É dubladora oficial das atrizes Ashley Tisdale, Dulce Maria, Margarita Magaña, Elza González, e da personagem Candace de Phineas e Ferb.
Sobre Fernanda Baronne
Fernanda iniciou sua carreira desde cedo, participando como dubladora em filmes ainda na infância. Seu primeiro papel de destaque ocorreu em 1991, ao dar voz à personagem Valéria na dublagem da primeira versão da novela mexicana 'Carrossel', exibida pelo SBT naquele ano. A atriz, dubladora e diretora de dublagem ficou reconhecida por emprestar sua voz a diversas atrizes em filmes de renome, assim como em séries animadas de sucesso, incluindo 'Kim Possible', 'X-Men: Evolution' e 'Digimon'.
Sobre Manolo Rey
Ator, dublador, youtuber e diretor de dublagem, Manolo Rey iniciou carreira após curso de teatro no Tablado em 1994. Seu primeiro trabalho como dublador foi em Os Aventureiros do Bairro Proibido, em 1986. Entre os destaques, Manolo possui no currículo ser o dublador oficial de Sonic the Hedgehog e também a voz de Tobey Maguire na trilogia de filmes de Homem-Aranha dirigidos por Sam Raimi, Will Smith na série Um Maluco no Pedaço, Gaguinho nas produções de Looney Tunes, Michael J. Fox, Seth Cohen em The O.C., Joaquim(Michel Gurfi) na telenovela mexicana Rebelde, e Robin/Dick Grayson em várias animações - incluindo Batman: The Animated Series, Os Jovens Titãs, e Os Jovens Titãs em Ação!
Sobre Marco Ribeiro
Iniciou a Carreira em 1985 na Empresa Herbert Richers como Dublador. Antes foi Locutor de Rádio. Também foi contratado como Diretor de Dublagem e Dublador na Empresa de Dublagem VTI RIO. Em 1988 contratado como Ator na Rede Manchete, trabalhando sob a Direção de Jayme Monjardim. Em 1990 é convidado para ser Diretor de Dublagem na Empresa Cinevideo. Em 1994 funda a empresa de dublagem, Audio News. Como ator, atuou como contratado da TV Globo por 5 anos. Em 2013 tornou-se sócio da empresa Wan Marc de Dublagem.
Sobre Raphael Rosatto
Nascido em uma família com origem circense, Raphael Rossatto começou cedo sua carreira artística, com passagem pelo circo e teatro. Com sete anos, fez o espetáculo “Confissões Infantis”. Como dublador, Raphael se formou em 2010 em um curso de dublagem que tinha como professores os dubladores Cláudio Galvan e Mabel Cezar. No mesmo ano, Raphael Rossatto começou a dublar e ganhou destaque por emprestar a voz para Flynn Rider nas canções do filme Enrolados da Disney. Ele também fez a voz de Kristoff na animação Frozen, Peter Quill(Chris Pratt) em Guardiões da Galáxia, e Cisco Ramón em The Flash. Em 2024, Rossatto comemora seus 14 anos de carreira na dublagem.
Sobre Sérgio Cantú
Com uma carreira de mais de 30 anos, além de tradutor e diretor de dublagem, Sérgio Cantú é apaixonado por cultura pop e responsável por ser a voz no Brasil de personagens como Sheldon em The Big Bang Theory, Andrew Garfield em "O Espetacular Homem-Aranha", o personagem L em Death Note, além de inúmeras dublagens como voz de Zac Efron, Shia Labeouf, Elijah Wood, Jesse Eisenberg, além de muitos outros. Dirigiu a dublagem da maioria das produções da Marvel Studios desde Capitão América – O Soldado Invernal, passando por Vingadores: Ultimato e Wandavision até chegar em Guardiões da Galáxia vol. 3. Embora esteja no mercado da dublagem desde criança, também seguiu carreira no meio científico e tem Mestrado e Doutorado em Bioquímica pela UFRJ. É nerd de carteirinha e adora séries, RPG e boardgames.